carregando

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

(61) 3877-5556 (61) 99885-5556
 

Conhecimento que transforma a vida.

Terapia Comportamental


Terapia Comportamental

Terapia Comportamental: quando, como e para quê?

 A vida é udinâmica e exige de nós uma constante adaptação às circunstâncias por meio de nossos comportamentos. Dificuldades e problemas são parte do nosso cotidiano, em diversos níveis. Muitas vezes, damos conta de lidar com nossas questões sem ajuda profissional, porém, quando nos deparamos com uma condição onde não temos as respostas ou soluções para o que precisamos, ou ainda, queremos nos conhecer melhor para atingir um crescimento pessoal (auto conhecimento), é necessária a ajuda de quem pode ter alternativas para o nosso problema ou questão existencial, a partir de uma análise isenta que levará o indivíduo a compreender suas questões, razões e causas, levando a uma capacidade de fazer escolhas mais conscientes, entendendo as consequências de cada contexto ao qual estará submetido. A pessoa indicada para ajudar é o profissional preparado a partir de uma formação científica, sólida e criteriosa: o psicólogo.

   Enfim, são muitas as razões pelas quais uma pessoa pode ir em busca de um psicólogo, desde questões existenciais que remetem ao auto conhecimento como fundamento do processo terapêutico até problemas de natureza familiar, sexual, relacionamentos com o trabalho ou pessoas, dificuldades de auto organização financeira, crise no casamento, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades em lidar com pessoas, irritabilidades, dificuldade em namorar, dificuldade em decidir qual carreira seguir, medo de falar em publico, medo de dirigir, explosões de raiva, timidez, ou até problemas que envolvem somatizações como compulsão por comida, bebida ou drogas, depressão ou pensamentos depressivos, sensação de estar sendo perseguido, ansiedade, síndromes, fobias, questões psiquiátricas e outros.

   O trabalho do psicólogo é muito eficaz desde que seja feito por um profissional capacitado e reconhecido pelo órgão que fiscaliza e regulamenta a profissão, o Conselho Regional de Psicologia, CRP 01, onde os clientes ou pacientes podem encontrar referências a respeito do profissional escolhido. Este aspecto é muito importante pois, como em toda profissão, há pessoas que se intitulam ‘terapeutas’ sem a devida formação profissional.

   A Terapia Comportamental

  A Terapia Comportamental é uma forma efetiva de modificar os problemas psicológicos que possui um consistente conjunto de procedimentos e técnicas descritas e testadas em situações e problemas abordados pela psicologia aplicada. Basea-se na filosofia do comportamentalismo e na análise experimental do comportamento.

   Para o terapeuta comportamental, pensamentos e sentimentos são considerados comportamentos encobertos, diferentes pela forma como se pode ter acesso a eles, pois este se dá por meio do relato verbal do indivíduo. Sendo assim, pensamentos e sentimentos, também, são levados em consideração, analisados e passíveis das intervenções no processo terapêutico. 

   O trabalho do terapeuta comportamental basea-se na análise funcional do comportamento, no levantamento criterioso dos acontecimentos que estejam funcionalmente relacionados aos comportamentos desejáveis ou indesejáveis do cliente. 

   Esta  abordagem é focada na vida presente do indivíduo, entendendo que o que nós somos hoje é a soma de variáveis genéticas com as aprendizagens surgidas a partir da nossa história de vida. O trabalho é orientado para o alívio dos sintomas e para a obtenção de resultados num prazo relativamente curto, tendo a compexidade das queixas apresentadas como diretriz de prognóstico. 

   A Terapia Comportamental é especialmente útil para casos de: depressão, ansiedade (ansiedade generalizada, perturbação de pânico, fobias, agorafobia, ansiedade social, ansiedade de desempenho), perturbação obsessiva-compulsiva, problemas conjugais, problemas de natureza sexual, luto, problemas de sono, consumos excessivos, perturbações alimentares e muitas outras.

   A CBP - Clínica Brasília de Psicologia possui profissionais experientes, credenciados e capacitados a te ajudar.
   Entre em contato conosco AQUI e teremos satisfação em ajudá-lo.  

 

 

Psicólogo em Brasília - Clínica Brasília de Psicologia Brasília, DF BR SGA / L2 Sul, Quadra 616, Bloco A, Loja 14 - Centro Clínico Linea Vitta. CEP: 70.200-760
Copyright® 2015-2018 - Clínica Brasília de Psicologia. Todos os diretos reservados.