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Conhecimento que transforma a vida.

Uma adaptação do relaxamento de Edmund Jacobson
Edward Nurr


Uma adaptação do relaxamento de Edmund Jacobson - Edward Nurr

   Edmund Jacobson (1888) elaborou uma técnica de relaxamento muscular gradual, apoiada em dois aspectos dos comportamentos tônicos: hipertensão neuromuscular (estado caracterizado por hiperexcitação e hiperirritação) e hipotensão neuromuscular (estado caracterizado por calma e relaxamento). Esse tipo de relaxamento tanto pode ser aplicado localmente, em um determinado grupo muscular, ou ao corpo inteiro.

     Não se trata de mágica. O objetivo é desenvolver a autopercepção à tensão muscular.

      Os exercícios que se seguem foram adaptados para que possam ser realizados na maioria dos ambientes de trabalho.

      Você poderá realizá-lo sozinho!

     Antes de iniciar, na medida do possível, livre-se de incômodos do vestuário, tais como gravata, cinto e sapatos apertados.

Primeiro Passo : Relaxamento dos Braços

                     1. Colocar-se em uma posição confortável, fechar os olhos e permanecer assim por alguns minutos.
                     2. Levantar o braço direito, fechar o punho, sentindo o retesamento dos músculos. Fazer a desconcentração de modo lento e
                     gradual, deixando o braço cair.
                     3. Realizar o mesmo exercício com o braço esquerdo.
                     4. Realizar o exercício com ambos os braços.

Segundo Passo : Relaxamento das Pernas

                     1. Realizar a flexão plantar do pé direito. Fazer a desconcentração de modo gradual e lento.
                     2. Executar o mesmo exercício para a perna esquerda.
                     3. Realizar o mesmo exercício com ambas as pernas.

Terceiro Passo : Respiração

                     1. Sente-se ou recoste-se numa posição confortável.
                     2. Coloque as mãos sobre o estômago.
                     3. Inspire lenta e profundamente através do nariz, como se fosse mandar ar para o seu estômago. Segure o ar por alguns
                     segundos.
                     4. Expire todo esse ar lentamente pela boca, com os lábios semi-abertos, como se fosse assoprar (isto ajuda a controlar a
                     velocidade da expiração).
                     5. Repita os passos 3 e 4 por 5 vezes

Quarto Passo : Relaxamento da Testa

                     1. Enrugar a testa, levantando com força as sobrancelhas e em seguida relaxar lentamente a testa e as sobrancelhas.
                     2. Contrair as sobrancelhas (como se fosse "olhar feio") e depois relaxar lentamente.

Quinto Passo : Relaxamento dos Olhos

                     1. Mesmo com os olhos fechados, faça o movimento de olhar para a esquerda, relaxando em seguida. Faça depois o
                     movimento de olhar para a direita e relaxe. Repita até sentir relaxamento da musculatura dos olhos.

Sexto Passo : Relaxamento dos Músculos responsáveis pela Fala

                     1. Com os olhos fechados, iniciar uma contagem até 10, em voz alta, conscientizando-se do trabalho dos músculos envolvidos na
                     fala.
                     2. Iniciar contagem regressiva a partir do 10, diminuindo também progressivamente a tonalidade da voz.
                     3. Fazer uma contagem regressiva a partir do 10, somente utilizando o pensamento.

                      Permanecer nessa posição de relaxamento por aproximadamente dez minutos e promover uma volta gradual ao estado normal, evitando uma passagem brusca para qualquer outro tipo de atividade.

 

 

Psicólogo em Brasília - Clínica Brasília de Psicologia Brasília, DF BR SGA / L2 Sul, Quadra 616, Bloco A, Loja 14 - Centro Clínico Linea Vitta. CEP: 70.200-760
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