Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
Viver em qualquer forma de família não é simples. O estudo histórico das relações familiares mostra que a dinâmica desenvolvida nem sempre estimula todos os seus membros, nem sempre cria um ambiente harmonioso e, às vezes, gera competições e sentimentos desagradáveis.
Com o objetivo de melhorar as relações no contexto familiar e ajudar um ou mais membros por meio de mudanças nas relações, o terapeuta familiar cumpre o papel de organizar a compreensão e o diálogo, num contexto em que clientes e terapeuta(s) participam ativamente da análise do contexto histórico e presente, da elaboração de um plano possível de mudanças de posturas e comportamentos.
O levantamento do histórico dos problemas familiares, o entendimento do contexto atual dos comportamentos indesejáveis e a comparação com o que é desejável para a família é de suma importância para a mudança no processo de terapia familiar.
O terapeuta comportamental familiar faz avaliação funcional contextual e acompanhamento cuidadosos, estimula o entendimento da natureza sistêmica dos problemas familiares e desenvolve habilidades de relacionamento interpessoal por considerar tais comportamentos importantes para que a família e seus indivíduos possam se adaptar melhor à vida em família e em sociedade.