carregando

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Conhecimento que transforma a vida.

Terapia de Casal


Terapia de Casal

   Terapia de Casal em Brasília

   A terapia de casal objetiva favorecer mudanças e o desenvolvimento de comportamentos que produzam um melhor relacionamento interpessoal entre duas pessoas, independente do sexo. Para isto, o psicólogo que atende casais ajuda a entender a história de vida dos dois e a história do relacionamento para que possa atuar efetivamente no sentido de melhorar a relação cujo fundamento básico é a comunicação e as trocas humanas.

   A comunicação numa relação humana é o aspecto mais importante a se considerar numa terapia de casal pois muitos dos problemas e brigas decorrem da falta de habilidade para transmitir de maneira adequada o que sente e pensa.

  A partir do conhecimento das atitudes, das preferências, dos sonhos e das necessidades individuais e do casal, são traçados objetivos terapêuticos aos parceiros, que deverão compreender suas limitações e sentimentos a fim de melhorarem a compreensão do contexto que vivem, entendendo as contingências que estão submetidos para fazerem escolhas e pagarem o preço de suas opções, o que pode produzir um relacionamento mais satisfatório e consciente.

   As relações humanas, sobretudo as amorosas e de casais estão bastante modificadas hoje pela forma como a sociedade da informação e da tecnologia estão nos influenciando. Contudo, as necessidades básicas de amar e ser amado continuam pilares da nossa existência.

   Por mais que os trâmites para colocar um ponto final nos enlaces matrimoniais estejam menos burocráticos, ninguém se casa ou mora debaixo do mesmo teto com a ideia de que pode não dar certo. Quem realmente está em busca de um amor tranquilo, e crê que o encontrou, não desiste fácil diante da primeira dificuldade.

   Quando as brigas tomam o lugar do diálogo na hora de resolver pendências, há casais que procuram uma terceira pessoa para interferir positivamente na relação. A forma mais adequada de encontrar soluções e ajustes para uma relação é a terapia de casal.

   A terapia de casal se faz necessária quando o diálogo cessa ou se torna-se inviável. Entre os gatilhos que motivam os casais a procurar uma terapia estão traição, distanciamento ou agressividade aparentemente sem motivo por uma ou ambas as partes e fortes motivações para atividades que excluem o parceiro(a).

   A terapia não costuma seguir um método fechado. Tudo vai depender do especialista. É possível que, inicialmente, a parte que teve a iniciativa seja atendida primeiro ou que, eventualmente, uma das partes compareça sozinho. Há ainda casos em que o casal vai junto às sessões, sendo algumas vezes intercalado o atendimento com sessões individuais e do casal.

   Outro ponto importante ressaltado pela especialista sobre a terapia é que o profissional contratado só vai ter sucesso na modificação da relação se o objetivo do casal for realmente esse. Ocorre que algumas vezes é que alguns casais buscam o processo de terapia quando os sentimentos negativos, de mágoas ou ressentimentos já comprometem a relação. Outras vezes alguns precisam da terapia de casal como forma de justificar para si mesmo ou para outros que tentaram tudo e não teve solução, como uma espécie de álibi para conseguir o que realmente deseja.

   Há ainda casos nos quais uma parte do casal só comparece à terapia para obter ajuda do terapeuta para mostrar a outra pessoa que não há sentimentos suficientes para continuarem juntos. Em outros há um relacionamento em paralelo que só não foi exposto por falta de coragem de uma parte deste casal. Assim, pode se beneficiar da terapia de casal para ter coragem de anunciar que já está em um novo relacionamento ao qual pretende se dedicar integralmente.

   Para os casais que já identificaram problemas na relação, para os que desejam evitar crises ou mesmo para os que desejam se separar com mais qualidade, importante salientar que a comunicação e empatia são os pontos principais para uma boa relação. É preciso saber entender que tipo de sentimento um nutre pelo outro e como se comportar para melhorar a qualidade da relação humana antes mesmo da relação amorosa.

   Em Brasília, teremos prazer em ajudar a melhorar a relação amorosa a partir de uma terapia de casal efetiva, dispondo de terapeutas comportamentais especializados e reconhecidos na área. Agende sua consulta com um dos Profissionais da Clínica Brasília de Psicologia. Clique AQUI.  Ou ainda pelo WhatsApp  61.99885.5556 e também no 61.3877.5556. 

 

 

Psicólogo em Brasília - Clínica Brasília de Psicologia Brasília, DF BR SCN Qd 2 Bloco D, Shopping Liberty Mall, Torre A, 3o andar, salas 321/323. CEP: 70.712-903
Copyright® 2015-2024 - Clínica Brasília de Psicologia. Todos os direitos reservados.