carregando

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Conhecimento que transforma a vida.

Tratamento da Depressão


Tratamento da Depressão

Depressão: definição, sintomas, causas e tratamento
 

Depressão é a denominação atribuída a um transtorno de humor que se caracteriza por um conjunto de somatizações e alterações de comportamentos, sentimentos, percepção, emoções entre outros e que podem comprometer a adaptação da pessoa à vida pessoal e social. Pode comprometer além da saúde, trabalho, família, estudos e relacionamentos.
 

A depressão tem SINTOMAS diferentes dependendo da pessoa. Pode envolver diversos sintomas tais como a perda de interesses em atividades habitualmente agradáveis, inapetência sexual, baixa auto estima, desesperança, falta de apetite, sono alterado, dificuldade de concentração, diminuição da energia, sensação de vazio, dificuldade de estar em ambiente com muita claridade, dores sem explicação, sentimentos de culpa, sensação de estar fora do seu normal entre outros.
 

Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, a Depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo, de todas as idades, sendo crescente a sua incidência. (fonte: OPAS Brasil / OMS – 2019). Geralmente mulheres são mais afetadas do que homens. Os obstáculos ao tratamento eficaz incluem a falta de recursos, a falta de profissionais treinados e o estigma social. Outra barreira ao atendimento é a avaliação imprecisa. Em países de todos os níveis de renda, pessoas com depressão frequentemente não são diagnosticadas corretamente e outras que não têm o transtorno são muitas vezes diagnosticadas de forma inadequada, com intervenções desnecessárias.
 

Costuma-se classificar a depressão em tipos, níveis e intensidades. Casos mais graves de depressão podem levar ao suicídio. A compreensão dos sintomas a partir de uma visão sistêmica, levando em consideração os aspectos orgânicos envolvidos, e, sobretudo, uma consistente análise funcional da vida atual da pessoa para compreender as variáveis que podem estar por trás dos sintomas.
 

A depressão não tem uma CAUSA única. Dentre as possibilidades de explicação para sua causalidade estão fatores genéticos como a falta de neurotransmissores e alterações comportamentais e somáticas decorrentes da história de vida do indivíduo. Perdas significativas, sobretudo afetivas e financeiras estruturais geralmente estão relacionadas a depressão.


Assim, o TRATAMENTO ideal para as pessoas com depressão é multidisciplinar e deve contar com a ajuda do médico e do psicólogo. Uma pessoa com depressão geralmente precisa ter assistência de alguns medicamentos mas sobretudo maior compressão de si mesma para que mude de atitudes, produzindo comportamentos que produzam consequências mais reforçadoras e amplas.
 

Há algumas DICAS para ajudar a sair de um quadro de depressão tais como exercícios físicos leves, se expor moderadamente ao sol, mudança de estilo de vida, reeducação alimentar etc. Mas ressaltamos que engajar-se num processo psicoterápico com um psicólogo competente ajuda de forma decisiva na mudança que a pessoa precisa para mudar a vida. Uma família colaborativa, amigos, novas atividades, medicamentos receitados pelo médico tomados com regularidade e auto conhecimento produzido por uma boa  Terapia Comportamental para depressão  ajudam a pessoa a sair deste quadro cada vez mais comum na atualidade. O diagnóstico deve ser feito por um profissional da saúde, com qualificação e experiência na área. Muitas vezes ocorre da pessoa ser diagnosticada com depressão sem ter realmente um quadro depressivo. As chateações comuns num mundo confuso e competitivo como o atual muitas vezes são confundidas com depressão em casos mais leves. Portanto, procure um bom psicólogo ou médico.

Acredite: tudo pode mudar, depende do que você faz e não apenas do que você sente!

Na Clínica Brasília de Psicologia temos psicólogos especializados e capacitados a atender pessoas com depressão.

 

Agende uma consulta ou fale conosco  AQUI  ou pelo WhatsApp: 61.99885.5556

 

 

Psicólogo em Brasília - Clínica Brasília de Psicologia Brasília, DF BR SCN Qd 2 Bloco D, Shopping Liberty Mall, Torre A, 3o andar, salas 321/323. CEP: 70.712-903
Copyright® 2015-2024 - Clínica Brasília de Psicologia. Todos os direitos reservados.